Abre_Snack

Snack traz dessa vez uma dica de São Petersburgo, Rússia. Desta vez quem manda a dica é o colaborador Renato, que sempre envia para o Snack dicas legais das suas viagens pelo mundo. Como sabia que ele iria viajar pedi que trouxesse uma dica. Está imperdível.

A Rússia possui vários pratos típicos como a sopa borsch, a salada russa, frango Kiev e é claro, a bebida clássica que precisa ser mencionada , a Vodka. Certa tarde, sentindo fome, logo pensei no Estrogonofe. Pesquisei e vi que a origem e a história do nosso conhecido “estrogonofe”, em russo Stroganoff (строганов) data do século 19. Conde Pavel Stroganoff era uma celebridade, um dignitário na corte de Alexandre III, membro da Academia Imperial de Artes e um gourmet conhecido. Seu empregado, Charles Brière, apresentando em 1891 esse prato, ganhou o primeiro prêmio em uma competição, “L’Art Culinaire”. A receita original vai carne, cogumelos e creme de leite, assim como a versão que conhecemos. Diz a lenda que seu patrono Conde Pavel Alexandrovitch Strogonoff havia perdido todos os dentes e seu chefe havia preparado especialmente esta receita para superar deficiência do Conde.

Não sabendo muito ao certo onde provaria o prato me lembrei de um “voucher” que havia recebido no hotel para o restaurante Stroganoff Steak House, dando direito a uma taça de vinho. Embora desconfiado dessa indicação, vi que propaganda desse restaurante estava também na folha do mapa da cidade que era distribuído gratuitamente nos escritórios oficiais de informações para turista. A desconfiança aumentou, mas fui lá. Surpresa! Numa região tranquila de São Petersburgo, caminhei uns 10minutos do museu Hermitage (outro passeio que recomendo) e encontrei o restaurante num local muito agradável, longe do burburinho dos turistas. Eles possuem um menu bastante variado, mas estava interessado no Stroganoff. Encontrei o Stroganoff original, custando 790 rublos (uns R$50) – achei razoável considerando que tinha um voucher para o vinho! Em seguida perguntei qual é o acompanhamento mais tradicional, e ele me disse que era o pure de batata – fiquei tentado em tentar outros acompanhamentos diferentes constando no cardápio, mas decidi pelo “tradicional” – lá foram mais 190 rublos (uns R$ 12,00).


Os pratos chegaram e estavam muito bom – o stroganoff com carne muito macia (eles usam carnes importados da Austrália e Argentina) com muito cogumelos! O prato fica era mais cremoso do que a nossa versão. O pure de batata estava fresquinho – com a quele gosto de recém cozido e amassado. E o vinho tinto que ganhei estava muito bom.

Sobremesa – seguindo o “tradicional” me chamou a atenção “Russian authentic “Guriev kasha”. Se tratava de um pudim servido quente, feito de frutas, nozes e aveia. Pedi e gostei! Para finalizar o internacional café expresso que estava também bom.
Boa experiência, recomendo.

Comentários

comentário(s)

Top Blog

Cris Kimi

CrisKIMISou crisKIMI, autora do Snack in Box!

Sou curiosa, adoro me aventurar nesse meio de texturas, cores, sabores e aromas. E com o Snack encontrei um delicioso meio de compartilhar minhas experiências gastronômicas. No início sempre fui um pouco resistente a começar o blog, mas iniciei minha jornada como blogueira e desde então não consegui mais parar!

Aqui no Snack você vai encontrar receitinhas, dicas de produtos, dicas de vários lugares do mundo que tive a oportunidade de visitar. Convido vocês a se deliciarem no Snack!

 

crisKIMI
[email protected]

Buscar por Comidas

Busca por Localidade

Buscar por Notícias

Buscar por Categorias

Receba Snack no seu e-mail!

Facebook

Calendário

março 2020
S T Q Q S S D
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Mais em aveia, carne, cogumelos, Comida Russa, Conde Pavel Stroganoff, estrogonofe, frutas, Guriev kasha, Hermitage, nozes, Rússia, São Petersburgo, Stroganoff
Maramiah! Uma experiência árabe completa!

Fui convidada a provar um novo restaurante Árabe! Pra ser bem sincera não sabia muito que esperar…fui ao Maramiah. Bom...

Fechar