O nosso colaborador Renato esteve em Dresden – Alemanha (capital do estado Saxonia), em viagem de negócios em pleno inverno. Frio e neve (-1 a -6°C) na Alemanha significa Cafés (Conditorei) com seus maravilhosos bolos, tortas e café ou chá bem quentinho! Também comida substanciosa e uma boa cerveja. Foi o colega alemão que o levou a dois dos Cafés mais tradicionais da cidade e uma boa cervejaria; aqui ele nos relata como foi essas experiências.
Essa cervejaria é a mais tradicional de Dresden que possui uma casa ampla, inclusive um jardim que é o local de preferência nos dias de verão. Como estávamos no inverno, ficamos dentro da cervejaria, ambiente aconchegante e muito amplo! Parece com um pequeno museu com várias peças antigas da fábrica de cerveja, caixa registradora, garrafas, canecas etc. Vale um passeio demorado por toda a Cervejaria.
Pedimos o Waldschlösschen Hefeweizen Hell (de trigo claro; 2,99 euros, 0,5l) e o Waldschlösschen Original (tipo Pils; 2,99 euros, 0,5l) ambas cervejas da casa. Belas cores, textura, temperatura certa e acima de tudo muito saborosas! Para acompanhar pedimos Brezel (1,80 euros) que veio quentinha, e uma cesta de pães com “Schmalz” (2,90 euros; esse o meu amigo alemão foi que pediu e disse que isso lembrava a comida da sua avó pois o “Schmalz” é uma pasta de gordura de pato ou ganso, colhido numa bandeja colocada no fundo do forno quando estão sendo assados e depois temperados com sal e pequenas lascas de torresmo).
Eu pedi o tradicional joelho de porco defumado assado (Gepökelte Pichelhaxe aus dem Rohr, 10,90 euros) e o meu amigo alemão, ainda para lembrar a comida de sua avó pediu 1/4 de pato assado (Knusprige Bauernente aus dem Rohr, 9,90 euros).
O joelho de porco veio com chucrute (Sauerkraut) e bolas de batata (Klössen); porção digna de uma cervejaria e muito bom para acompanhar não só a primeira caneca de cerveja mas também uma segunda caneca.
O pato veio acompanhado de um tipo de chucrute, feito de repolho vermelho, adocicado com maçãs (Apfelrotkohl) e as bolas de batata (Klössen); o meu amigo disse que estava ótimo, mas a da Avó era melhor! Também teve de pedir uma segunda caneca de cerveja para acompanhar o belo prato.
Para sobremesa, além do café, pedimos uma compota de frutas vermelhas da casa com molho de baunilha (Hausgemachte Waldbeerengrütze mit Vanillesosse; 3,5 euros). Para lembrança dessa refeição memorável comprei uma caneca de 0,5l que paguei 6,90 euros. Recomendo!
Se for no verão ou final de semana, sugiro que vá cedo ou então faça reserva.