O nosso colaborador Renato esteve em Dresden – Alemanha (capital do estado Saxonia), em viagem de negócios em pleno inverno. Frio e neve (-1 a -6°C) na Alemanha significa Cafés (konditorei) com seus maravilhosos bolos, tortas e café ou chá bem quentinho! Também comida substanciosa e uma boa cerveja. Foi o colega alemão que o levou a dois dos Cafés mais tradicionais da cidade e uma boa cervejaria; aqui ele nos relata como foi essas experiências.
Esse Café foi fundado em 1825, portanto com 187 anos de funcionamento, sob a direção de cinco gerações da familia Kreutzkamm. O “Christstollen” (pão doce com uvas passas e frutas cristalizadas, equivalente ao Panetone da Itália, mas feito com muita manteiga e densa) e o “Baumkuchen” (bolo-árvore, parecido com o bolo-rolo de Recife) da Kreutzkamm, cujas receitas datam de mais de um século, são conhecidas no mundo todo, sendo exportadas para diversos países.
O Menu traz, além das bebidas, bolos, tortas e sorvetes, um histórico do Café Kreutzkamm com fotos antigas muito interessantes, da família, dos Cafés, dos produtos, da cozinha etc. Cópias do Menu pode ser adquirido por 5 euros.
Como é costume nos “konditorei” na Alemanha, eu e meu colega alemão passamos pela vitrine dos bolos e tortas e escolhemos o que iríamos pedir, antes de nos sentar. Apesar dos sorvetes estarem atraentes, decidimos nos aquecer com algo quente e doce: pedimos um café (2 euros), um chocolate quente com creme (2,90 euros).
E para comer optamos por um Apfelstrudel com creme de baunilha (torta de maça, especialidade da casa; 4,50 euros) e uma torta Mohnsahne (torta cremosa com sementes de papoula; 2,90 euros). Como podem ver nas fotos, as tortas estavam maravilhosas e acreditem: o sabor faz juz à aparência! Para Imperdível para quem tiver a oportunidade de conhecer a cidade !
Altmarkt 25 – Ecke Wilsdruffer Str. -Dresden,