capa

A relação do homem com a cortiça vem de muito tempo. Utilizar a cortiça como rolha de garrafas das mais deliciosas bebidas não era sua único aplicação. Mas hoje a associação do material com o objeto rolha é imediato.

Lembro-me de quando criança, nos jantares e festas que meus pais organizavam de sempre me intrigar com as curiosas “tampinhas” dos vinhos! Sempre me debatia com a minha fértil imaginação de que material aquilo era feito…e por que meu pai guardava algumas? O que o fazia decidir em jogar uma e guardar outras?

O tempo passou e foi apenas quando já imersa no mundo da blogosfera no tema gastronomia que me deparei com algumas respostas! Respostas simples na verdade, mas de extremo interesse. Por exemplo de que a árvore que nos oferece a cortiça chama-se Sobreiro (Quercus subir L.). Espécie protegida desde o séc.XII. E que somente após a bela árvore alcançar 25 anos é retirada a 1º cortiça (é retirada a casca da árvore), num ritual que se repete a cada 9 anos. Processo bonito e feito com maior esmero (as árvores não são cortadas….ufa!  ^_^)

foto00

E quando as belas cortiças se tornam rolhas elas carregam estampadas nelas a informação daquela bebida em particular que ela sela. E quando se gostava daquele vinho ou whisky em específico guardava-se a rolha para recordar e quem sabe comprar de novo aquela maravilha! Hoje se usa muito os smartphones, registrando com uma simples foto. Mas guardar a rolha tem um quê nostálgico e até mesmo romântico, não acham?

Mas então pensei… Será que há alguma maneira moderna, divertida e diferente de guardar ou registrar as rolhas escolhidas? Afinal não é possível que guardar em potes de vidro seja a única maneira…Foi então que encontrei essas soluções divertidas e inusitadas pensadas por designers!

Esse abaixo chama-se cork animals wine memorial desenvolvido pelo grupo de designers sul coreanos chamados de  Conte bleu. Além de tornar a rolha em um enfeite no formato de silhuetas de animais também tem um espaço para anotar algo importante, como registro da ocasião, alguma data, nome de quem presenteou o vinho… Achei esse muito criativo!

foto01

Tem esses também que são da reddish studio for monkey business , desenvolveram pecinhas eu vc espeta na rolha e pode montar um robozinho, seu animalzinho ou até mesmo inventar sua própria criaturinha. Maneira divertida de manter aquela rolha na sua mesa ou estante de casa, ou até mesmo dar de lembrancinha para alguém.

foto02

http://vimeo.com/67797509

https://www.youtube.com/watch?v=r42tq3RwqG0

Gosto de ver que mesmo objetos como a rolha de cortiça que já está um tempão servindo de forma primorosa sua função sejam  também alvo de inovações, ideias divertidas e criativas no mundo de hoje! E aí? Gostaram?

Até o próximo post aqui no Snack in Box!

TEXTO: crisKIMI
FOTOS: APCOR / Designboommonkey business /conte bleu
VÍDEO:  monkey business/ Vímeo / Youtube

Comentários

comentário(s)

Top Blog

Cris Kimi

CrisKIMISou crisKIMI, autora do Snack in Box!

Sou curiosa, adoro me aventurar nesse meio de texturas, cores, sabores e aromas. E com o Snack encontrei um delicioso meio de compartilhar minhas experiências gastronômicas. No início sempre fui um pouco resistente a começar o blog, mas iniciei minha jornada como blogueira e desde então não consegui mais parar!

Aqui no Snack você vai encontrar receitinhas, dicas de produtos, dicas de vários lugares do mundo que tive a oportunidade de visitar. Convido vocês a se deliciarem no Snack!

 

crisKIMI
contato@snackinbox.com.br

Buscar por Comidas

Busca por Localidade

Buscar por Notícias

Buscar por Categorias

Receba Snack no seu e-mail!

Facebook

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Mais em animal, bottle, conte bleu, cork, corkers, cortiça, design, garrafa, monkey business, rolha
Captura de Tela 2014-06-13 às 00.21.51
O Doughnut mais caro do mundo!!! *_*

Para comemorar a semana do doughnut, Krispy Kreme do Reino Unido revela o doughnut mais caro do mundo! No formato...

Fechar